Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1235
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da eficiência de dois tipos de armadilhas para captura de crustáceos decapodas dulcícolas (Crustacea: Malacostraca: Decapoda) no período de seca e cheia, na Região do Alto Solimões
Autor(a): Sandro Martins de Lima
Orientador(a): Agno Nonato Serrão Acioli
Resumo: O atual conhecimento dos crustáceos decápodas dulcícolas é muito reduzido. No Brasil grande parte das informações sobre crustáceos decápodas dulcícolas provém de estudos realizados na região Sudeste. Na Amazônia o conhecimento sobre este grupo é caótico e pouco são os estudos que tratam da distribuição de espécies e taxonomia. Na região do Alto Solimões, é evidente a carencia de qualquer tipo de estudo com crustáceos dulcícolas. Diversos métodos de captura têm sido utilizados em estudos de levantamento sendo o uso mais comum de peneiras e puçás. A maior parte dos estudos de métodos de captura de macroinvertebrados tem sido registrado para riachos com corredeiras, em corpos d água com baixo fluxo de corrente têm sido utilizado com mais freqüência o puçá. A ausência de informações sobre armadilhas eficientes na captura de crustáceos dificulta a padronização dos métodos de coletas. Os crustáceos decápodos que atuam em diferentes níveis na cadeia trófica do ecossistema aquático, seja como herbívoros, predadores, necrófagos ou presas de outros grupos. O conhecimento detalhado desse grupo constitui um passo fundamental para o entendimento das relações interespecíficas e do ecossistema como um todo. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o uso de dois diferentes tipos de armadilhas usados na captura da fauna de crustáceos dulcícolas em dois igarapés próximos ao município de Benjamin Constant, no Alto Solimões.
Palavras-chave: Armadilhas
Camarão
Cruatáceos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1235
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandro Martins de Lima.pdf835,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.