Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1460
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do potencial citotóxico e leishmanicida e estudo do perfil alcaloídico de espécies do gênero Annona (Annonaceae) Campus da Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.creator: Jose Lamak da Silva Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria Lucia Belém Pinheiro
Resumo: A família Annonaceae é representada nos neotrópicos por cerca de 40 gêneros e cerca de 650 espécies com centros de distribuição na Região Amazônica e nas Guianas (Ribeiro et al., 1999). Só na reserva Ducke, são encontradas 16 gêneros e 60 espécies. Em continuação ao programa de investigações de espécies portadoras de atividade anti-leishmania e vinculado ao projeto Avaliação do potencial alcaloídico, citotóxico e leishmanicida da vegetação do Campus da Universidade Federal do Amazonas" ( Projeto submetido à FAPEAM), foram escolhidas espécies do gênero Annona, com o objetivo de traçar o pefil alcaloídico, identificar frações/constituintes alcaloídicos citótxicos e ativos contra Leishmania, e investigar a correlação existente entre a presença desta classe de compostos e as atividades testadas, e ainda analisar a correlação entre a atividade citotóxica e atividade antileishmania. Inicialmente serão selecionadas para investigação espécies do gênero Annona, localizadasno Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas, entre as quais se encontram, Annona foetida e Annona sericea , cujos resultados foram promissores como relatados em Simpósios e Reuniões Anuais nacionais e periódico internacional (Xavier et al., 2003; Costa et al., 2003 Costa et al,2006). Trabalhos mais recentes com Annona impressivenia ( Santos, 2007) e Annona pulchra (Oliveira, 2007) revelaram atividade antileishmania promissora, associada à presença dos alcalóides comprovadamente ativos (Costa et al, 2006) . Estes resultados aliados à potencialidade químico-farmacológica da família Annonaceae referente à atividades citotóxica e anti-leishmania e ainda, necessidade de sistematização dos estudos botânicos, químicos e farmacológicos sobre a biodiversidade do Campus Universitário da UFAM, justificam o presente projeto.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Annonaceae
perfil alcaloídico
atividades biológicas
Área de conhecimento - CNPQ: Engenharias: Produtos Naturais
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1460
Data do documento: 28-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.