Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1486
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sedimentológica e estratigráfica dos deltas lacustres no lago Cabaliana, planície de inundação do Rio Solimões, a oeste da cidade de Manacapuru
Autor(a): Icília de Lima Feitosa
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: A presença de deltas lacustres na Amazônia tem sido documentada há varias décadas e seu desenvolvimento tem sido associado a transbordamento e ruptura de diques marginais (Gorou, 1949; Tricart, 1975; 1977; 1979; Klammer, 1984; Costa et al.,1978). Na Amazônia Ocidental, as feições de deltas são notáveis e constantes em lagos da planície de inundação do Rio Solimões, entretanto, nunca forma estudados em detalhe. Em estudo mais recente, (Soares, 2007) enfatiza a importância dos canais secundários na reconfiguração morfológica da planície aluvial pleistocênica do Rio Solimões, bem como sua acresção pelo crescimento de deltas lacustres, em função das variações sazonais do nível de água. Os deltas lacustres desenvolvidos no Lago Cabaliana, a oeste da cidade de Manacapuru, são bem extensos, estreitos e alongados e se desenvolvem ao longo de um único canal, localmente apresentam ramificações secundárias e, desta forma, se assemelham à forma geométrica tipo pé - de - pássaro , descrita nos deltas do Mississipi (Fisk & McFarlan Jr. 1954; Gould, 1970), Guadalupe (Donaldson, et al. 1970) e na planície do Rio Fly, Papua-Nova Guiné (Rowland et al. 2005). Esse tipo de delta, denominado de deltas construtivos alongados por Suguio (1998), são formados pelo crescimento das barras de desembocadura, acompanhada de diques marginais e se desenvolvem em ambientes onde predominam processos fluviais. Visando contribuir com o entendimento das feições deltaicas na Amazônia Ocidental, é proposto neste projeto de PIBIC a análise sedimentologica e estratigráfica dos depósitos sedimentares associados a deltas lacustres no Lago Cabaliana, e avaliar a taxa de crescimento desses corpos, através de análises bitemporais de produtos de sensores remotos e fotografias aéreas obtidas em épocas distintas.
Palavras-chave: Delta lacustre, Amazônia, Quaternário
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1486
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.