Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1650
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A Reforma do Ensino Médio e Profissional e sua repercussão na Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas: 1990 a 2007
metadata.dc.creator: Larissa Jussara da Silva Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Arminda Rachel Botelho Mourão
metadata.dc.description.resumo: Este projeto visa analisar a Reforma do Ensino Médio e Profissional a partir de 1990 e sua repercussão no sistema de ensino estadual no Estado do Amazonas. A discussão perpassa pelo resgate histórico do Ensino Profissional no Estado do Amazonas, enfatizando os principais aspectos do processo histórico da construção do projeto educativo da Educação Profissional no Estado, para precisar o contexto da Reforma do Ensino Médio/Profissional no período de 1990 a 2007. A opção teórico-metodológica inscreve-se no campo do materialismo histórico, sendo a dialética o método norteador da pesquisa. Assim, essa pesquisa ao buscar compreender os processos das reformas do ensino médio e profissional a partir das modificações no mundo do trabalho, tem como método o utilizado por Marx (1997) método da economia política. As questões norteadoras da pesquisa são: 1) Quais os pressupostos teóricos da Reforma do Ensino Médio e Profissional? 2) Quais as mudanças que ocorreram na Rede de Ensino Estadual no Estado do Amazonas? 3) Qual o contexto sócio-econômico e político da Reforma do Ensino Médio Profissional? ETAPAS DA PESQUISA 1. Copilar os documentos oficiais que nortearam a Reforma do Ensino Médio e Profissional no período de 1990 a 2007; 2. Fazer um levantamento das escolas profissionalizantes ligadas à Rede Estadual de Ensino; 3. Análise de conteúdo tendo como referência Bardin (1970).
Palabras clave : Ensino Médio
Ensino Profissional
Reforma de Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1650
Fecha de publicación : 31-jul-2009
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
relatorio_de_larrissa_corrigido.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.