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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A trajetória da Educação Tecnológica no Estado do Amazonas: da Escola Técnica Federal ao Centro Federal de Educação Tecnológica
Autor(a): Carla Suyane Silva Lima
Orientador(a): Arminda Rachel Botelho Mourão
Resumo: Este trabalho visa pesquisar a Reforma do Ensino Médio/Profissionalizante, procurando analisar os pressupostos teórico-metodológicos que a norteia e como esta modifica a estrutura da Escola Técnica Federal do Amazonas, a transformando, inicialmente, em Centro Federal de Educação Tecnológica. Parte das discussões sobre as modificações no mundo do trabalho propiciam aumento de produtividade no momento em que a ciência e a tecnologia são utilizadas como força produtiva que alavancam o processo de acumulação capitalista, exigindo um novo tipo de trabalhador, Essas transformações configuram um novo processo educacional, e a formação dos (das) trabalhadores (ras) se apresenta também modificada. Mourão (2003) destaca que é o modelo de competência que vem nortear os novos processos de formação. Este modelo que se alicerça na idéia da empregabilidade, traz como suporte a concepção de Estado Mínimo, no qual as funções do Estado são modificadas, havendo restrição da esfera pública, por meio das desregulamentações e privatizações. Segundo Saviani (1996) o MEC tem utilizado a atual LDB para aprovar reformas pontuais, citando como exemplo a Reforma do Ensino Profissional, já que este nível de ensino tem sido regulamentado por decretos e portarias, omitindo, inclusive, as formas de financiamento, permitindo que haja uma proliferação de cursos profissionalizantes pagos. Assim, a Reforma do Ensino Médio e Profissional desarticula a formação geral da formação específica, imprimido a separação do Ensino Médio do Ensino Profissional que vai repercutir na organizar=Salvar
Palavras-chave: Ensino Médio
Ensino Profissional
Reforma do Ensino
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1652
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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