Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A construção de saberes a partir da prática da pesquisa acadêmica instituída na escola.
Autor(a): Jordana Luzia BArbosa Mota
Orientador(a): Fabiane Maia Garcia
Resumo: A produção do conhecimento tem sido objeto de interesse nos mais diversos campos do saber e níveis de ensino. A proposta em questão visa analisar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica com enfoque na autenticidade e relevância do conhecimento produzido nas escolas do Município de Itacoatiara. Dado o número significativo de escolas existentes, propões-se uma amostra em apenas duas, elas servirão para caracterizar como a pesquisa está sendo orientada, executada e difundida nas escolas. Como a pesquisa é qualitativa, descritiva e de levantamento de dados no campo de pesquisa, não há necessidade de maiores investimentos matérias e financeiros. A demanda de recursos matérias poderá ser suprida dentro do próprio planejamento das demandas do ICET, o que demonstra a viabilidade financeira no desenvolvimento da proposta. O estudo centra suas hipóteses em dois indicadores, o primeiro é a formação dos professores e funcionários das bibliotecas quanto às especificidades da pesquisa acadêmica. O segundo ponto é a estrutura das bibliotecas e a precariedade de fontes de informações presentes nas famílias e mesmo nas escolas. Tais fatores, agregados aos recursos das novas tecnologias põem a pesquisa acadêmica como preocupação relevante na apreensão, busca e difusão do conhecimento científico.
Palavras-chave: Educação
Pesquisa
Ciência
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1671
Data do documento: 25-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.