Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1679
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Contribuição relativa das fontes primárias de energia das principais espécies de peixes do Lago Jaeteua, Manacapuru, AM
Autor(a): Jesaías Ismael da Costa
Orientador(a): Ana Cristina Belarmino de Oliveira
Resumo: A Amazônia possui uma grande riqueza de espécies de peixes. Essa riqueza esta associada a grande variedade de habitats existentes, sendo as várzeas dos rios de águas brancas as mais produtivas por proporcionarem uma maior variedade de itens alimentares. A grande riqueza de espécies resulta em um intenso interesse da população humana pelos recursos pesqueiros tornando-os a principal fonte de proteína das comunidades da região. Sendo que nos últimos anos há uma intensa exploração nestes recursos o que reflete na diminuição dos desembarques pesqueiro, necessitando assim de esforços para geração de mais informações que subsidiem o manejo da pesca regional. Diante dessa realidade a necessidade de se compreender os fatores que controlam essa produção, ou seja, a disponibilidade de energia. Dessa foram à técnica de isótopos estáveis onde se indica quais fontes são realmente incorporados pelo peixe permite quantificar sua importância para a manutenção dos estoques pesqueiros é uma importante ferramenta. Este trabalho propõe-se determinar a contribuição das fontes alimentares para a ictiofauna do lago Jaeteua, no município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. A partir do cálculo de contribuição das amostras de fontes de energia para a ictiofauna que foram coletadas e caracterizadas isotopicamente no período de seca e cheia. Serão selecionadas três fontes alimentares de importância na dieta de cada peixe, sendo ajustados seus valores de composição isotópica pelo fator de fracionamento trófico de 1 para d13C e 3,4 para d15N, Será então feito o cálculo das estimativas de contribuição, usando-se a planilha eletrônica disponibilizada por Phillips & Koch (2002).
Palavras-chave: Contribuição relativa
Fonte de energia
Ictiofauna
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1679
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jesaías Ismael da Costa.pdf478,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.