Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1697
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Medição de desempenho ambiental baseada no método multicriterial de apoio a decisão: Estudo de caso na Empresa Yamaha Motor da Amazônia
Autor(a): Roberta Monique da Silva Santos
Orientador(a): Julio César Rodriguez Tello
Resumo: O processo de implementação e certificação de sistemas de gestão ambiental (SGA) tem se tornando uma prática cada vez mais freqüente no meio empresarial, visto a preocupação crescente com as questões ambientais. E para que a implementação e certificação destes SGA s sejam realizadas com eficiência e eficácia, é necessário realizar a avaliação do desempenho destes sistemas. Neste contexto, o artigo apresenta uma abordagem da gestão ambiental e dos indicadores de medição de desempenho, enfatizando a importância dos indicadores de desempenho ambiental para o SGA. A medição de desempenho ambiental (MDA) será baseada em um método multicriterial de apoio à decisão, o AHP. A medição será feita em uma empresa do Pólo Industrial de Manaus, cujo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é certificado conforme a norma ISO 14001:2004. Propõe-se a metodologia de medição, na qual se formulam construtos de sustentação do índice, calculam-se importâncias relativas dos construtos e espe¬cificam-se os indicadores. O índice será calculado para o desempenho atual, chegando-se a um desempenho ambiental próximo a 85% do máximo possível. Os construtos empregados na medição serão: resíduos sólidos; efluentes; emissões atmosféricas; uso de recursos naturais; e gestão ambiental. As principais oportunidades de melhoria ambiental serão reduções no uso de recursos naturais e em emissões atmosféricas.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Desempenho ambiental
Indicadores
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1697
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.