Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1808
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Geografia Indígena nas escolas do Rio Curicuriari
metadata.dc.creator: Thaline Ferreira Fontes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ivani Ferreira de Faria
metadata.dc.description.resumo: A Secretaria de Educação de São Gabriel da Cachoeira, iniciou o processo de implantação de escolas indígenas diferenciadas com a metodologia do ensino via pesquisa. Neste contexto surgem as escolas indígenas Curica, localizada na comunidade indígena de Curicuriari, utilizando como língua de instrução o Nheêgatu e a escola indígena Ba´se boo na comunidade indígena de São Jorge, sendo a língua de instrução o Tukano. As Comunidades de São Jorge e Curicuriari, Terra indígena Médio Rio Negro I, são formadas por indígenas Tukano, Baré, Arapaço,e Piratapuia falantes das língua Tukano e Nheengatu. Ambas fazem parte do projeto da Profa. Ivani Faria intitulado Ba sé Boo- gestão territorial e sustentabilidade para as comunidades indígenas do rio Curicuriari, aprovado financeiramente pela FAPEAM com autorização da FUNAI e da FOIRN. As escolas foram implantadas e agora surge a necessidade de verificar se a metodologia do ensino via pesquisa foi implantada e como os componentes geográficos vem sendo trabalhados pelas escolas e pretende-se também auxiliar na produção de material didático por meio da elaboração participativa dos mapas temáticos nas referidas línguas de instrução. Para o ensino da Geografia, a importância está na busca de novas metodologias de ensino a partir de uma Geografia Indígena que poderá contribuir para a quebra de paradigmas de uma pedagogia e de uma didática tradicional. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos escola indígena, geografia indígena e metodologia do ensino. Para seu desenvolvimento, utilizaremos o método dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com documental e de pesquisa de campo a partir de fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.
Palabras clave : Escola indígena
Geografia indígena
Metodologia do ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1808
Fecha de publicación : 29-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thaline Ferreira Fontes.pdf934,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.