Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1843
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Identidade e linguagem nos blogs: o uso do tiopês
metadata.dc.creator: Maysa Karla Cascaes Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Frantomé Bezerra Pacheco
metadata.dc.description.resumo: Destacam-se, entre os gêneros virtuais, os blogs que são chamados de diários digitais acessíveis online (Mocellin, 2007; Heine, 2007). Note-se que existem na internet uma imensa variedade de blogs, desde os diários pessoais até aqueles que discutem temas como música popular brasileira, política, direitos humanos, existindo, inclusive, blogs que têm uma forma de linguagem direcionada para um certo público (comunidade lgbt, por exemplo). O tiopês , forma de linguagem utilizada para comunicação na internet, é o foco desta pesquisa, que pretende analisar a maneira como se constrói um ethos a partir de uma série de recursos comunicativos encontrados na rede, além da modalidade escrita de linguagem. O estudo sobre o tiopês tentará esclarecer algumas questões como o uso proposital de um português que não segue a norma escrita culta, discutindo-se outros recursos comunicativos empregados na internet, além da escrita (imagens e vídeos). Note-se que a formação de grupos virtuais que se autoafirmam como falantes de tiopês é motivação para o estabelecimento de grandes comunidades virtuais no Brasil e no exterior.
Keywords: Linguagem na internet
Identidade
Ethos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Antropologia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1843
Issue Date: 28-Jul-2010
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.