Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1847
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O tema animais silvestres nos materiais didáticos do Ensino Fundamental de escolas públicas do bairro Coroado em Manaus/AM
Autor(a): Fernanda de Souza Bruno
Orientador(a): Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel
Resumo: A preocupação com as mudanças ambientais do planeta Terra tem se manifestado no meio educacional, seja na legislação Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais, Agenda Ambiental ou nos projetos pedagógicos das escolas. Um dos meios para se trabalhar essa questão é através dos livros didáticos que, além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, tornou-se um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro didático faz parte da construção do currículo, e é uma construção sócio-histórica formada por intenções, como Moreira e Silva (1999) colocam como não podendo ser considerados elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. Os livros didáticos são produções culturais, resultados concretos de disputas sociais relacionadas com decisões e ações curriculares. Um estudo sobre concepções ambientais dos alunos de uma Escola Pública de Manaus, realizado por Moraes e Silva (2006) aponta que na percepção dos alunos o ambiente é visto de duas maneiras: a primeira é a de natureza/floresta , que deve ser intocada, preservada como um paraíso longe da presença humana. A outra concepção é de lugar onde vivemos o espaço construído pelo homem, que deve ser mantido sempre limpo para a melhor qualidade de vida de todos. Uma questão interessante observada foi a abordagem na fala dos alunos sobre os animais silvestre, sendo mencionados como aqueles animais perigosos e que se deve manter distância. Essa constatação sobre a relação dos seres humanos e animais na percepção dos alunos nos estudos de Moraes e Silva (2006), então, nos instigou a fazer um estudo que analise como a temática ambiental animal silvestre é abordado nos livros didáticos do ensino fundamental em duas Escolas Públicas do bairro do Coroado em Manaus/Am. Esta pesquisa é qualitativa, pois se trata de analisar categorias descritivas para a construção de dados e das análises e estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores (MINAYO, 1998). Levantamento de livros, cartazes, fotos e demais materiais didáticos usados nas escolas estudadas.
Palavras-chave: Animais silvestre
Materiais didáticos de educação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração e Planejamento
Faculdade de Educação
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1847
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda de Souza Bruno.pdf569,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.