Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1865
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Associação entre fatores ligados à imunodepressão e o diagnóstico de lesões precursoras do câncer anal em pacientes HIV-positivos.
metadata.dc.creator: Jane Anne Nunes Lira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ivan Tramujas da Costa e Silva
Resumo: O câncer anal tem sido observado mais frequentemente em indivíduos descritos como pertencentes a grupos de risco para o seu desenvolvimento. Um dos grupos em que a doença mais tem sido observada é o de pacientes portadores de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, principalmente aqueles com maior grau de imunodepressão, ou com aids. Infecção anal persistente por sorotipos do vírus do papiloma humano (HPV) denominados de alto risco é comumente encontrada neste grupo de pacientes. Este projeto visa analisar a associação de fatores ligados à imunodepressão e o diagnóstico de lesões intra-epiteliais escamosas anais (ASIL) num grupo de pacientes HIV-positivos atendidos no Ambulatório de Coloproctologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, por meio de um estudo transversal em que os seguintes parâmetros serão considerados, todos retirados dos protocolos de estudo dos pacientes atendidos: resultados histopatológicos de biópsias anais dirigidas por anoscopia com magnificação de imagem, resultados da reação em cadeia da polimerase para HPV de amostras de secreção anal, tipo de HAART utilizada e tempo de administração, resultados da PCR para citomegalovírus (CMV), vírus Epstein-Barr (EBV) e vírus do herpes genital (HSV) realizada em amostras de secreção anal, e resultados de dosagens de linfócitos T-CD4+ e da carga viral . Os dados serão dispostos em tabelas 2 X 2 e submetidos a análise estatística pelos testes do qui quadrado ou exato de Fisher, de acordo com a aplicabilidade. Significância estatística será considerada para valores de p ≤ 0,05.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: ÂNUS
NEOPLASIA MALIGNA
IMUNODEPRESSÃO
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Cirurgia Proctologica
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1865
Data do documento: 30-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.