Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
metadata.dc.creator: Naiara Silva Menezes Dantas
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedro de Queiroz Costa Neto
metadata.dc.description.resumo: Cavalos da raça Mangalarga (Equus caballus) são brasileiros e foi originada há aproximadamente cem anos e é produto do cruzamento do Andaluz com garanhões portugueses Alter, utilizados nas éguas Crioulo. Os eqüinos são animais extraordinariamente delicados. Desse modo, estão expostos a vários microrganismos, como os fungos, podendo ocasionar enfermidades cutâneas. Em eqüinos as micoses são freqüentes e importantes. As micoses são doenças contagiosas provocadas por diversas espécies de fungos, que, de acordo com a sua localização no organismo, são classificados em micoses superficiais (dermatomicoses) e micoses profundas (micoses dos sistemas). As superficiais afetam a epiderme e seus anexos (Pêlos, cornos, unhas, cascos) enquanto as profundas causam patologias nos órgãos internos. Essas patologias também são importantes para o homem devido ao seu modo de transmissão, ou seja, pode ocorrer de animal para animal, de animal para seres humanos, ou do solo para animais e para os seres humanos. Em nossa região o clima é favorável ao desenvolvimento de muitos microrganismos em função da temperatura e umidade do ar. Assim, esse projeto terá como objetivo isolar, identificar, caracterizar e armazenar possíveis agentes etiológicos de micoses em eqüinos da raça Mangalarga.
Palabras clave : Equus caballus
Micoses
Mangalarga
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Naiara Silva Menezes Dantas.pdf809,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.