Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1991
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Utilização de adubação orgânica e convencional no manejo da podridão radicular da mandioca (Manihot esculenta Crantz) em sistema agrícola familiar no município de Humaitá-AM
Autor(a): Jhonata Lemos da Silva
Orientador(a): Ana Verônica Silva do Nascimento
Resumo: A mandioca é uma das culturas mais importantes das regiões tropicais. No município de Humaitá-AM, a mandioca tem grande importância econômica e social, constituindo-se num dos principais produtos básicos da alimentação das famílias que vivem da agricultura de subsistência. O objetivo deste trabalho será comparar o efeito da adubação orgânica e convencional no manejo da doença podridão radicular na cultivar de mandioca Pirarucu. O experimento será montado no município de Humaitá-AM, em uma propriedade agrícola local que tenha havido ocorrência da doença. Na área serão demarcados quatro blocos, contendo cinco parcelas (6x6m, cada parcela) dentro de cada bloco onde serão distribuídos os tratamentos. Os tratamentos serão: T1 Aplicação em superfície de crotalária; T2 Aplicação em superfície de mucuna preta; T3 Aplicação em superfície de esterco; T4 Aplicação de calcário + NPK e T5 Testemunha. O plantio das leguminosas será realizado no espaçamento de 0,5m x 0,2 m. O esterco será aplicado em superfície em uma dose de 20 t ha-1. O calcário será aplicado ao solo aproximadamente 30 dias antes do plantio. O P será aplicado totalmente no plantio, enquanto que N e K serão parcelados. As manivas terão aproximadamente 20 a 30 cm de comprimento e 2 a 3 cm diâmetro, contendo não menos de 5 a 7 gemas por maniva. Após o plantio das manivas serão realizadas avaliações da incidência da podridão radicular a cada trinta dias até o final do ciclo da cultura. Para avaliação da incidência (presença ou ausência) da doença nas parcelas será empregada uma escala diagramática de notas.
Palavras-chave: Mandioca, Podridão radicular, Adubação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1991
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.