Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2012
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Entomofauna associada à cultura do maracujá (Passiflora edulis f. flavicarpa; Passifloraceae), com ênfase para a ocorrência sazonal do percevejo Anisoscelis foliaceus (Fabr., 1803) (Hemiptera/Heteroptera: Coreidae: Anisoscelini) na região do Alto Solimões, Amazonas, Brasil
Autor(a): Marcelo Elias Saraiva
Orientador(a): Agno Nonato Serrão Acioli
Resumo: O maracujazeiro pertence à família Passifloraceae, que tem 12 gêneros e cerca de 600 espécies distribuídas na região tropical, principamente nas Américas e na África. A cultura do maracujá é cultivada praticamente em todo o Brasil, tornando-o um importante produtor mundial. Tradicionalmente a cultura do maracujá é plantada em forma de monocultura, facilitando a disseminação de doenças e pragas. Algumas literaturas registram mais de 90 espécies de insetos e ácaros causando algum tipo de injúria à cultura do maracujá. Na Amazônia poucos são estudos abordando a fauna associada a cultura do maracujá e também escassos são os trabalhos sobre a importância de uma determinada praga. Em Benjamin Constant, as comunidades localizadas na ilha de São José destacam-se a anos como principal pólo produtor de maracujá in natura da região. Em visita a esta comunidade os produtores nos relataram a necessidade de estudos na tentativa de controlar algumas pragas, como o percevejo fedorento-do-maracujá (Anisoscelis foliaceus). Assim, este estudo tem como proposta estudar entomofauna associada a cultura do maracujá, com destaque para determinar a sazonalidade do percevejo fedorento-do-maracujá (A. foliaceus). As coletas serão realizadas em três plantios de maracujá, todos com áreas do mesmo tamanho e em idades de produção. Os plantios serão vistoriados e os insetos coletados com puçá, manualmente e com armadilhas. No caso específico do estudo proposto para A. foliaceus, será construído um retângulo de madeira medindo 0,50m2 e colocado sobre as espaldeiras; no espaço interno será contado o número de percevejos, além disso, será anotado o número de botões florais, flores e frutos. Os insetos identificados serão depositados na coleção entomológica do INC.
Palavras-chave: Maracujá
Entomofauna
Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2012
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Elias Saraiva.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.