Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2080
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Preparação de compósito de Fe/C a partir de hematita e torta de semente de inajá para redução de contaminante orgânico em meio aquoso
Autor(a): Marcela dos Santos Barbosa
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: Na última década, o desenvolvimento de vários compósitos a base de óxidos de ferro magnético suportado em matriz carbonácea visando à redução ou remoção de agentes poluidores ambientais tem se mostrado como materiais inovadores e de grande avanço tecnológico, principalmente para os compostos organoclorados, nitroaromáticos, corantes, pesticidas, nitrito/nitrato, cromo VI, mercúrio II e arsênio. Comumente, os minerais naturais ou sintéticos hematita (-Fe2O3) e a magnetita (Fe3O4), são as principais fontes de ferro e a matriz carbonácea, (carvão) geralmente são de origem de materiais orgânicos (resíduos vegetais) ou poliméricos (PET, celulose etc.). Essas materiais-primas são de fácil aquisição e baixo custo, principalmente em nossa região. Mas, a produção de compósitos similares para serem produzidos requer conhecimento dos processos produtivos, bem como os testes de sua eficiência oxidativa. Dessa forma, o presente projeto visa preparar um compósito a base de óxido de ferro magnético impregnado em uma matriz carbonácea, caracterizar e testar seu pode oxidativo frente a ambiente poluído, em meio aquoso com composto organoclorado.
Palavras-chave: Compósitos
Óxidos de ferro
Magnetita
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2080
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rel_Final_E_10_2010_Marcela_dos_Santos.pdf674,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.