Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2097
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização petrográfica das paragêneses minerais hidrotermais das litologias da região de Presidente Figueiredo - AM
Autor(a): Alderlene Pimentel de Brito
Orientador(a): Ivaldo Rodrigues da Trindade
Resumo: As unidades aflorantes entre os KM 130 a 155, da BR-174 no Município de Presidente Figueiredo, são constituídas por corpos graníticos pertencentes à Suíte Água Branca, vulcânicas do Grupo Iricoumé, álcali-granito da Suíte intrusiva Mapuera e Granitos da Suíte São Gabriel, bem como rochas meta ígneas (Complexo Jauaperí?), que é tido como embasamento, além de rochas máficas que intrudem na forma de diques nas demais unidades. Nestas unidades notam-se indícios de um forte hidrotermalismo propilítico, que gera uma paragênese sulfetada. Pretende-se fazer nesta área estudos macroscópicos e microscópicos detalhados das paragêneses minerais ocorrentes na região, para isso serão utilizadas seções delgadas polidas, que possibilitam observar as propriedades óticas de refração e reflexão dos minerais, e estudos de campo. Cabe ressaltar que depósitos sulfetados, como os observados em Presidente Figueiredo, podem ter ouro associado, em virtude dos processos hidrotermais. Nota-se então a importância da realização de estudos nessas zonas hidrotermalizadas, para que possamos entender com se deu o processo, quais fases minerais são geradas e se ocorre algum metal precioso.
Palavras-chave: Paragênese Mineral
Metassomatismo hidrotermal
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2097
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBIC_0033-2010_Final_Seg_Submissão.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.