Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
Autor(a): | Ana Maria Silva da Costa |
Orientador(a): | Ilaine Ines Both |
Resumo: | O propósito desta pesquisa é analisar as concepções de jogo e brincadeira dos pensadores representantes da Teoria Histórico-Cultural, bem como, identificar o papel atribuído por estes pensadores ao professor de Educação Infantil. Quando se trata sobre o jogo e da brincadeira, e o papel do adulto neste contexto, muitas dúvidas ainda precisam ser elucidadas. Há autores que acreditam que a brincadeira seja um fenômeno de natureza biológica que se desenvolve naturalmente, cuja função do adulto é apenas acompanhar este processo. Autores da Teoria Histórico-Cultural, por sua vez, concebem o jogo e a brincadeira como atividade social aprendida através das interações humanas. Assim, este estudo assume os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, representada principalmente pelos pensadores L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, que aprofundaram seus estudos relativos à origem e desenvolvimento do jogo e brincadeira da criança, organizando propostas para utilização destes como recurso pedagógico na Educação Infantil. Na visão de Vygotsky, Leontiev e Elkonin, o jogo e a brincadeira são instrumentos apropriados pela criança do mundo adulto. Nessa perspectiva, se de um lado no período Pré-Escolar a criança já é capaz de desenvolver algumas atividades essenciais, ela não pode sozinha satisfazer todas as suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento, necessitando assim da intervenção do adulto. Assim, através da pesquisa bibliográfica pretendemos extrair e analisar os conceitos de jogo e brincadeira dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural para, posteriormente, contribuir de forma mais qualificada no curso de Pedagogia da Universidade do Amazonas (UFAM) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotski (GEPEV). |
Palavras-chave: | Jogo Brincadeira Teoria Histórico-Cultural |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2010 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346 |
Data do documento: | 1-jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Silva da Costa.pdf | 431,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.