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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural
Autor(a): Ana Maria Silva da Costa
Orientador(a): Ilaine Ines Both
Resumo: O propósito desta pesquisa é analisar as concepções de jogo e brincadeira dos pensadores representantes da Teoria Histórico-Cultural, bem como, identificar o papel atribuído por estes pensadores ao professor de Educação Infantil. Quando se trata sobre o jogo e da brincadeira, e o papel do adulto neste contexto, muitas dúvidas ainda precisam ser elucidadas. Há autores que acreditam que a brincadeira seja um fenômeno de natureza biológica que se desenvolve naturalmente, cuja função do adulto é apenas acompanhar este processo. Autores da Teoria Histórico-Cultural, por sua vez, concebem o jogo e a brincadeira como atividade social aprendida através das interações humanas. Assim, este estudo assume os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, representada principalmente pelos pensadores L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, que aprofundaram seus estudos relativos à origem e desenvolvimento do jogo e brincadeira da criança, organizando propostas para utilização destes como recurso pedagógico na Educação Infantil. Na visão de Vygotsky, Leontiev e Elkonin, o jogo e a brincadeira são instrumentos apropriados pela criança do mundo adulto. Nessa perspectiva, se de um lado no período Pré-Escolar a criança já é capaz de desenvolver algumas atividades essenciais, ela não pode sozinha satisfazer todas as suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento, necessitando assim da intervenção do adulto. Assim, através da pesquisa bibliográfica pretendemos extrair e analisar os conceitos de jogo e brincadeira dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural para, posteriormente, contribuir de forma mais qualificada no curso de Pedagogia da Universidade do Amazonas (UFAM) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotski (GEPEV).
Palavras-chave: Jogo
Brincadeira
Teoria Histórico-Cultural
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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