Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2417
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Monitoramento sanitário do matrinxã Brycon amazonicus em diferentes sistemas de produção e fases de criação como suporte para otimizar a cadeia produtiva da espécie
metadata.dc.creator: Andreza de Lima Fontão
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Lúcia Silva Gomes
metadata.dc.description.resumo: Este projeto tem como proposta a continuidade das ações para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da matrinxã. Desenvolver um projeto de pesquisa que envolva formas de manejo no cultivo de uma dada espécie de peixe, em diferentes sistemas de produção é um desafio. Este desafio se torna maior quando a espécie em questão é a matrinxã. Considerando as peculiaridades do período reprodutivo desta espécie, que ocorre na região, entre setembro a fevereiro, algumas dificuldades foram encontradas ao longo da pesquisa. Empreendimentos aquícolas que barraram a coleta de exemplares, ausência de matrinxãs em determinadas sistemas produtivos e fases em que as coletas não puderam ser realizadas. Embora diante destas dificuldades, cinco empreendimentos aquícolas foram visitados, setenta exemplares de matrinxã necropsiados, variáveis limnológicas foram avaliadas e metazoários parasitos de matrinxã em cativeiro foram registrados. Informações referentes ao tipo de manejo empregados foram levantados para os sistemas de viveiro escavado e canal de igarapé, porém, não foi possível para sistemas produtivos de barragem e tanques-redes. Dados referentes a avaliação sanitária na fase de alevinagem ainda não foram obtidos. As informações obtidas até o momento não inviabilizam a pesquisa, mas a tornam incompleta, portanto faz-se necessário coletar os dados referentes as matrinxãs nos sistemas de cultivo em tanque-rede e nas fases de alevinagem e recria. Estas informações possibilitarão um cenário mais real das patologias associadas ao cultivo de matrinxã.
Palabras clave : Monitoramento sanitário
Matrinxã (Peixe)
Sistemas de cultivo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PISCICULTURA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2417
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.