Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2479
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ETNOICTIOLOGIA DE PEIXES AMAZÔNICOS SEGUNDO PESCADORES PROFISSIONAIS DA COLÔNIA DE PESCADORES DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS
Autor(a): Francisco Marcos Rebouças de Almeida
Orientador(a): Márcia Nascimento Pinto
Resumo: Na região Amazônica, a pesca é uma das atividades tradicionais que desempenha um papel importante na economia e no processo de ocupação humana (SANTOS & FEREIRA, 1999). E representa um importante elemento cultural regional, pois apresenta informações sobre a dinâmica dos recursos e do ambiente aquático (FURTADO, 1993). A atividade pesqueira requer todo um conhecimento etnoecológico que possibilita a exploração do recurso pesqueiro garantindo sua sustentabilidade. Nesse sentido, a importância do conhecimento produzido e transmitido oralmente pelos pescadores tem recibo atenção especial dos pesquisadores de várias regiões do mundo (RUDDLE, 2000; DIEGUES, 2004). Segundo Costa Neto (2001), a valorização do conhecimento tradicional caracteriza-se como uma nova ordem no que diz respeito à conservação dos recursos naturais. Surge, então, a etnoictiologia que é o ramo da etnobiologia que trata das interações e inter-relações que os grupos humanos estabelecem e mantêm com os peixes (SILVANO, 2001). Esses estudos contribuem para encontrar novas espécies e para o estudo do comportamento de alguns peixes, bem como podem contribuir para a conservação da biodiversidade (BEGOSSI & FIGUEIREDO, 1995). Nesse contexto, o conhecimento do pescador pode nos fornecer informações sobre os aspectos biológico e ecológico dos peixes mais importantes consumidos no município de Benjamin Constant.
Palavras-chave: Etnoictiologia, Peixes, Conhecimento tradicional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2479
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.