Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2483
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da preferência por hospedeiros pela erva-de-passarinho Passovia stelis (LORANTHACEAE) na área urbana de Itacoatiara - AM
Autor(a): Renata da Silva e Silva
Orientador(a): Welma Sousa Silva
Resumo: As espécies hemiparasitas da família Loranthaceae compreendem um dos grupos mais expressivos de plantas parasitas da flora mundial. Popularmente conhecidas como erva-de-passarinho devido sua dependência a dispersão de sementes por aves, as ervas-de-passarinho são plantas fotossintetizantes que obtém água e sais minerais do xilema do hospedeiro via sistema haustorial. São plantas perenes que se fixam aos galhos e troncos da planta hospedeira, desenvolvendo-se vigorosamente e ocupando partes ou quase toda a copa. Apesar de poderem parasitar uma diversidade de hospedeiros, mesmo as ervas-de-passarinho generalistas apresentam preferências e parasitam alguns hospedeiros mais freqüentemente do que outros. Dados preliminares do projeto sobre a ocorrência e distribuição de espécies de erva-de-passarinho na cidade apresentaram a espécie Phthirusa pyrifolia como a mais abundante, parasitando árvores frutíferas e ornamentais. Entretanto, é possível notar que algumas árvores, mesmo sendo abundantes na arborização urbana, apresentam registro de infestação baixo ou mesmo nulo. Sob essa abordagem, o presente projeto visa aprimorar os registros sobre os fatores ecológicos capazes de influenciar a preferência de Phthirusa pyrifolia em relação aos seus hospedeiros na área urbana de Itacoatiara e fornecer informações sobre o comportamento germinativo de sementes da espécie.
Palavras-chave: Erva-de-passarinho
Hospedeiros
Itacoatiara
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2483
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata da Silva e Silva.pdf676,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.