Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2517
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo dos Stratiomyidae (Insecta, Diptera) do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil
Autor(a): Samuel Santos de Azevedo
Orientador(a): Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi
Resumo: Os Stratiomyidae são uma família de moscas encontradas em todo o mundo, sendo particularmente diversos nas regiões tropicais. São importantes na decomposição de material vegetal e animal, polinização de plantas, práticas forenses, são pragas de certas culturas e responsáveis por pseudomíases gastrointestinais tanto em animais domésticos quanto em seres humanos. Com 2.700 espécies descritas para fauna mundial, os Stratiomyidae configuram como uma das grandes famílias dentro da ordem. Apesar da enorme riqueza e diversidade dos Stratiomyidade na região neotropical, inclusive com diversas espécies ainda não descritas, o número de estudos e de especialistas nesse grupo é bastante incipiente. Desta forma, estudos sobre a fauna dos Stratiomyidae são uma importante ferramenta para se ampliar o conhecimento da diversidade desse grupo, especialmente da fauna local. O estudo visa realizar o levantamento dos Stratiomyidae da UFAM e desta forma contribuir para o conhecimento da fauna local e incentivar a formação de novos especialistas neste grupo de moscas. O estudo será realizado na Universidade Federal do Amazonas UFAM em Manaus. Para as coletas serão utilizadas armadilhas do tipo Malaise, que são utilizadas para coletar insetos voadores, especialmente as moscas. A armadilha é reconhecidamente uma das formas mais eficazes para capturar um grande número de moscas em curtos e longos períodos e são eficientes inclusive na coleta de táxons raros. Serão realizadas campanhas quinzenais por um período de 10 meses. Em cada campanha serão instaladas duas armadilhas Malaise distribuídas em diferentes pontos da área florestada do campus da UFAM, visando cobrir a maior área possível. As armadilhas permanecerão no campo por três dias e após esse período serão recolhidas e todos os insetos capturados no frasco coletor serão acondicionados e levados para triagem. Em complemento as coletas realizadas com as Malaise serão feitas coletas semanais com a utilização de redes entomológicas com um esforço de 1,5 horas/homem. Essa captura ativa visa complementar as coletas especialmente em locais de difícil acesso para implantação das Malaise. Todo material coletado será triado, os Stratiomyidae serão devidamente alfinetados e montados para identificação em nível específico utilizando-se microscópios estereoscópicos e as chaves de identificação. Os Stratiomyidae ao final do estudo serão depositados na Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim, do Laboratório de Zoologia UFAM.
Palavras-chave: Stratiomyidae
Diptera
Insecta
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2517
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-B0029_Samuel_Azevedo.pdf676,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.