Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2532
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: MyTVDi : Um Estudo sobre a Identificação de Contexto aplicado à automação usando a TV Digital Interativa e redes de sensores.
Autor(a): Rayza Campos Fontes
Orientador(a): Vandermi João da Silva
Resumo: A TV digital interativa é uma tecnologia que usa a modulação e compressão de vídeo, áudio e sinais de dados e os envia a aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando desta maneira a transmissão e a recepção do conteúdo em um mesmo canal, com imagens de alta definição, qualidade e interatividade. O conceito de TV digital interativa assemelha-se à rapidez e o formato das informações encontradas na Internet. A interatividade na TV Digital ocorre devido à existência de uma camada intermediária de software que vem integrada em alguns modelos de equipamentos de recepção de sinal de TV Digital. O padrão brasileiro de TV digital interativa utiliza o middleware GINGA que permite o desenvolvimento de aplicações e suporta o transporte de dados dos mais variados tipos. A sensibilidade ao contexto é qualquer informação que possa ser usada para caracterizar a situação de entidades (seja ela uma pessoa, lugar ou objetos) que seja considerada relevante para interações entre usuários e aplicações (DEY, 2001). As aplicações sensíveis ao contexto devem detectar as características do ambiente, observar, coletar e organizar as informações contextuais, detectar qualquer mudança relevante no ambiente e reagir a essas mudanças, além de permitir a utilização de informações que demonstrem quem é o usuário, qual a atividade e em qual tempo será realizada. A sensibilidade ao contexto é totalmente adaptada à utilização de redes de sensores sem fio. O presente projeto propõe um estudo sobre a TV digital interativa para identificar a sensibilidade ao contexto através da automação utilizando redes de sensores para monitorar um ambiente controlado quanto à temperatura, movimento e consumo de energia do ambiente, os equipamentos que auxiliarão o desenvolvimento do projeto são: dois sensores de temperatura, um sensor de movimento um computador servidor e um computador cliente, já adquiridos para o andamento do projeto.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: TV Digital,Identificação de Contexto, Redes de Sensores
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Ciencia da Computacao
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2532
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.