Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2633
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Desenvolvimento de Interfaces Adaptáveis para o ColabWeb: análise do caso para pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento
metadata.dc.creator: Ludymila Lobo de Aguiar Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Thais Helena Chaves de Castro
metadata.dc.description.resumo: O ColabWeb pode ajudar muito na inclusão social de pessoas que normalmente se interessam muito pelo uso do computador e são hábeis em utilizar seus recursos, desde que consigam visualizar os conteúdos de uma forma que enfatize as atividades a serem desenvolvidas. Pessoas diagnosticadas na infância com algum tipo de transtorno invasivo do desenvolvimento se beneficiarão com uma configuração de interface mais baseada em pistas visuais que em textuais. Sendo assim, é imprescindível a utilização de técnicas de Interface Humano Computador para descobrir onde se pode interferir, modificando elementos da interface. Apesar de se tratar de signos metalinguísticos e o Método de Inspeção Semiótica parecer o mais adequado, este projeto vai investigar outros métodos de usabilidade e comunicabilidade para encontrar elementos comuns que possam ser comprovados por estudos de caso da área de desenvolvimento psíquico e cognitivo.
Abstract: 
Keywords: adaptabilidade
interfaces adptativas
tecnologia assistiva
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra: Ciencia da Computacao
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Computacao
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2633
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.