Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
metadata.dc.creator: Thays Feitosa da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucíola Inês Pessoa Cavalcante
metadata.dc.description.resumo: Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100).
Palabras clave : Licenciatura
Professores Indígenas
Formação continua
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thays Feitosa da Costa.pdf968,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.