Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
Autor(a): Thays Feitosa da Costa
Orientador(a): Lucíola Inês Pessoa Cavalcante
Resumo: Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100).
Palavras-chave: Licenciatura
Professores Indígenas
Formação continua
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thays Feitosa da Costa.pdf968,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.