Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Arminda Rachel Botelho Mourão | - |
dc.creator | Keyla Laura de Souza Mota | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:21:29Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 | - |
dc.description.resumo | A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Teorias e Fundamentos | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2011 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | - |
dc.subject | Ensino Tecnológico | por |
dc.subject | Ensino Profissional | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0026/2011 | - |
dc.pibic.projeto | A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero | - |
dc.pibic.dtinicio | 2011-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2012-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PIB_026_SA.pdf | 328,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.