Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
Autor(a): Áquila Oliveira Rodrigues
Orientador(a): Eliane Regina Martins Batista
Resumo: Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e consequentemente a interiorização das universidades no território brasileiro vem trazendo novos desafios para aqueles que decidiram exercer a docência universitária, principalmente, na região amazônica, por conta da singularidade de seus aspectos. Diante deste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os desafios da profissão docente de professores do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas. Este objetivo encaminha o desenvolvimento deste trabalho para uma pesquisa de campo, onde o objeto a ser analisado requererá uma abordagem qualitativa por exigir um contato direto e uma relação dinâmica entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo. Os dados serão coletados através de entrevistas e analisados à luz da teoria, com base no referencial teórico selecionado. Esperamos, portanto, com este trabalho, suscitar reflexões sobre a valorização do profissional da educação inserido no contexto da interiorização da universidade; respeito e compromisso social em oferecermos o ensino de nível superior de qualidade à população do Sul do Amazonas, além de proporcionar subsídios teóricos sobre a docência do Ensino Superior para ampliação do conhecimento acadêmico e profissional dos que estão inseridos na educação.
Palavras-chave: Profissão docente
Ensino superior
Interiorização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Áquila Oliveira Rodrigues.pdf661,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.