Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2966
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Determinação dos atributos físicos, químicos e microbiológicos da matéria orgânica do solo em ambientes de campos naturais e antropofizados na região de Humaitá, AM
Autor(a): Diogo André Pinheiro da Silva
Orientador(a): Milton César Costa Campos
Resumo: Os campos naturais pertencem à região denominada de Campos de Puciari-Humaitá, devido a sua fitofisionômica e apresentam solos com baixa fertilidade natural. Por outro lado, as ações antrópicas sobre essas vegetações naturais tendem a propiciar a sua exaustão e consequentemente perda total da capacidade produtiva. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar os atributos físicos, químicos e microbiológicos da matéria orgânica do solo em ambientes de campos naturais e antropofizados na região de Humaitá, AM. Serão amostrados três ambientes com diferentes sistemas de manejo: campo natural, campo oriundo de atividade agrícola e campo oriundo de atividade pecuária. Em cada ambiente será confeccionada uma malha de 60 x 80 m, com espaçamentos regulares de 20 em 20 m, totalizando 12 pontos de amostragem. As amostras de solo serão coletadas na profundidade de 0,0-0,10 m. Serão realizadas as seguintes análises: físicas: quantificação e fracionamento físico da serapilheira; químicas: carbono orgânico total, fracionamento químico do C orgânico (ácido húmico, humina e ácido fúlvico) e estoque de carbono e análises microbiológicas: C da biomassa microbiana, respiração basal, quocientes microbiano e metabólico do solo. Os dados serão submetidos à análise de variância e em seguida as médias serão comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Além disso, será realizada analise de variância multivariada visando comparar os diversos ambientes estudados.
Palavras-chave: Ações antrópicas
Atributos do solo
Matéria orgânica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2966
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_PIBIC_2012-2013_(1).pdf299,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.