Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2968
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Abundância e diversidade de peixes predadores em lagos de planície aluvial de rios de águas pretas na Amazônia Central
Autor(es): Maria Glauciney Fernandes Macedo
Primeiro Orientador: Carlos Edwar de Carvalho Freitas
Resumo: Em muitos ecossistemas aquáticos tropicais, a predação pode ser o fator principal na determinação da biomassa, abundância e composição de assembléias de peixes. Devido a grande importância desses predadores em comunidades ecológicas, há uma necessidade de entender os mecanismos top down da estruturação das assembléias. No ano PIBIC 2011/2012 o projeto concentrou suas atividades nos ambientes de águas brancas das margens do rio Solimões, nos quais foram realizados dois ciclos de amostragens nos períodos de enchente e vazante de 2011, abrangendo três lagos, nominalmente: Padre (S 03°19 66,1/W 59°93 14,8), município de Iranduba e lagos Camaleão (S 03°66 43,23/60°90 98,16) e Cacauzinho (S 03°66 86,14/W 60°87 11,98), município de Manacapuru. A continuidade do projeto objetiva abranger os lagos da planície aluvial do rio Negro. A seleção desta área de estudo, deve-se a existência de dados pretéritos de ecologia de comunidades de peixes, realizados por projetos de pesquisa já desenvolvidos pela equipe do projeto. As coletas de dados serão realizadas, primeiramente, a partir de levantamento bibliográfico. Posteriormente ocorrerão coletas de material biológico duas vezes ao ano, de forma a abranger todas as fases dois períodos do ciclo hidrológico (enchente e vazante), amostrando diferentes habitats presentes nos lagos, de forma a coletar espécies com diferentes estratégias de vida. O apetrecho selecionado na coleta dos peixes será rede-de-emalhar, com esforço de pesca de aproximadamente 12 horas em cada lago e revisão a cada 06 horas. Para análise de dados utilizaremos as seguintes ferramentas ecológicas: Índice de constância das espécies, Índices de Diversidade de Shannon (H ), Índices de Equitatividade (E), Índices de Dominância de Berger Parker (d), Análise de Similaridade e um modelo linear generalizado para avaliar a ocorrência dos mecanismos top down. Diante disso, este projeto tem como objetivo identificar a abundância e diversidade de espécies de peixes predadores de lagos das planícies aluviais de rios de águas pretas, com a finalidade de estimar a importância dos mecanismos top down na estruturação das assembléias de peixes de lagos de planície alagável.
Abstract: 
Palavras-chave: Abundância
diversidade
predação
CNPq: Ciências Agrárias: Engenharia de Pesca
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2968
Data do documento: 31-Jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.