Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3056
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Crescimento do caranguejo Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861 (Crustacea, Brachyura, Trichodactylidae) capturados no Município de Itacoatiara (AM)
metadata.dc.creator: Dilmara Ferreira de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Gustavo Yomar Hattori
Resumo: O objetivo deste estudo é determinar a taxa de crescimento por incremento de tamanho do caranguejo da espécie Dilocarcinus pagei no Município de Itacoatiara (AM). Coletas serão realizadas com o uso de redes, puçás e armadilhas em macrófitas de lagos, rios, igarapés da região. Os animais capturados serão triados em campo e somente as fêmeas ovígeras serão transportadas para o Laboratório de Zoologia no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, onde serão mantidas até que haja a eclosão de ovos. As fêmeas serão mantidas em caixas plásticas (50cm de comprimento, 32cm de largura e 17cm de altura) com 5L de água, aeradores e sedimento de fundo. Cerca de 100 juvenis de Dilocarcinus pagei, os quais serão mensurados quanto à maior largura da carapaça (LC), utilizando um sistema de análise de imagem (0,01mm) acoplado a um estereomicroscópio. O crescimento será acompanhado de acordo com a frequência de mudas registradas individualmente. O tempo de intervalo entre as ecdises será utilizado para estimar a taxa de crescimento em relação ao tempo. Uma projeção do tempo de desenvolvimento será determinada para o inicio da maturidade sexual. O incremento de tamanho será registrado pela diferença entre os dados de LC mensurados em cada muda e serão comparados por uma ANOVA, considerando a sequência das mudas (M1, M2... Mn) como fator. Posteriormente, será aplicado um teste de Tukey para verificar diferença entre as taxas de crescimento entre as mudas. O mesmo teste será aplicado para os dados de intervalo de tempo obtidos para as mudas.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Brachyura, Crescimento, Dilocarcinus
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3056
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.