Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3059
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Poecilia reticulata (Cyprirodontiformes, Poecilidae) como modelo para bioensaios: técnicas para reprodução em cativeiro adaptadas as condições ambientais da região do Médio Solimões.
metadata.dc.creator: Janderson Rodrigues Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernando Pereira de Mendonça
Resumo: A criação e reprodução de peixes em cativeiro é uma atividade da aquicultura, e que no mundo contribui significativamente na economia (como peixes ornamentais e para consumo como alimento), em que diversas espécies são empregadas em diferentes sistemas de cultivo. Para as pesquisas cientificas, essa forma de cultivo vem aumentando cada vez mais entre os pesquisadores. A criação intensiva de peixes em cativeiro para o uso em bioensaios, diferentemente da piscicultura de corte, justifica-se ecologicamente, pelo fato de mitigar o impacto causado pela retirada de espécies nativas do seu hábitat natural, possibilitando a conservação e manutenção das espécies na natureza. Entre as espécies comumente usadas nessas atividades está a Poecilia reticulata, conhecida popularmente como Lebiste ou Guppy. A proposta deste projeto está sendo determinar as condições ideais para a reprodução de P. reticulata na região do Médio Solimões, de forma que esta espécie possa ser utilizada em futuros estudos de toxicidade. Todavia, durante sua realização, a dificuldade de aquisição de matrizes para este estudo e a adaptação as condições locais, acarretaram em um baixo número de matrizes para o desenvolvimento da cultura. Durante o período de realização do projeto, foi observada a atividade reprodutiva da espécie em aquários e foi registrado o nascimento de 150 alevinos. Foram registrados 28 alevinos nascidos mortos e 12 exemplares que morreram por predação dos adultos ou por motivo desconhecido durante os primeiros dias de vida. Desta forma, foi constatada a sobrevivência de 73% da prole, sendo que os exemplares nascidos durante o projeto encontram-se em crescimento e iniciando sua maturidade sexual. A partir do 2º mês de vida, os alevinos estão sendo transferidos para tanques plásticos com capacidade para 500 litros de água. Finalizado a primeira etapa do estudo, realizada em aquários, onde o objetivo era avaliar a reprodução em ambiente controlado, pretende-se dar continuidade ao projeto avaliando como a espécie se reproduz em condições de cardume, sem o isolamento dos pais, simulando assim as condições em ambiente natural, sem intervenção direta.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Reprodução animal
Bioensaios
seleçao artificial
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia Aplicada
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde e Biotecnologia - Coari
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3059
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.