Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3233
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Índios nas cidades amazônicas: identidades coletivas e processos de territorialização no Sul do Amazonas (Humaitá e Manicoré)
metadata.dc.creator: Maria de Fátima dos Santos Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: Jordeanes do Nascimento Araújo
metadata.dc.description.resumo: No passado era possível traçar rígidas distinções entre as mobilizações étnicas dos indígenas e as formas de luta desenvolvidas pelos camponeses, pautadas as primeiras em diferenças culturais e lingüísticas, enquanto as segundas intervinham diretamente na esfera política via sindicatos, partidos, grupos religiosos (OLIVEIRA, 2011). Hoje, as demandas coletivas não são apenas dos indígenas, que se mobilizam enquanto comunidades associações e reivindicam um território étnico. Ribeirinhos , Assentados Atingidos por Barragens , garimpeiros Quilombolas e outras identidades coletivas, também estão se juntando em unidades sócio-políticas maiores, sejam deslocadas pelos grandes empreendimentos, seja pela ação política de ocupação de terras específicas (ALMEIDA, 2011). Este projeto busca compreender como estão organizados os chamados índios urbanos e ao mesmo tempo, verificar como reafirmam e constroem suas identidades em meio urbano, e qual a percepção que estes povos indígenas elaboram da cidade e como a cidade os percebem. Assim, as lutas atuais dos povos indígenas não se dão apenas em nível local, em escalas micro-políticas, mas envolvem também organismos de representação coletiva, movimentos indígenas, associações, personalidades públicas e uma rede complexa de alianças (que ultrapassa os limites nacionais).
Palabras clave : Povos Indígenas, Processos de territorialização, Identidades
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3233
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.