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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Práticas de letramento situadas em Língua Inglesa na Linguagem de Programação
Autor(a): Márcio Menezes Dias
Orientador(a): Teresa Cristina Nascimento
Resumo: Este trabalho insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa descritiva e qualitativa, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual e que utiliza métodos de investigação de base interpretativista, adequados à natureza subjetiva do objeto de estudo - as práticas de letramento situadas em inglês. Ainda, esta é uma pesquisa na sala de aula (em oposição à para sala de aula), na medida em que se centra no estudo do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, no modo quando, com que freqüência e objetivos, em que situações e mediadas por quais gêneros - pelo qual os discentes do curso de graduação de Sistemas de Informação, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, interagem, na disciplina Linguagem de Programção, com a Língua Inglesa.O enfoque da abordagem instrumental tem se mantido no uso que o aprendiz faz da língua, em situações concretas de interação; logo, em conformidade com esse enfoque, as particularidades do aprendiz são fatores relevantes para seleção de recursos didáticos e da definição dos objetivos de um dado curso. O trabalho com textos autênticos, o uso da língua materna em sala de aula, o enfoque no processo da aprendizagem e a conscientização de estratégias de leitura também constituem pontos essenciais nessa abordagem, que contribuem para teoria e prática na área de ensino de línguas para fins específicos. Assim, grande parte das pesquisas no âmbito da abordagem instrumental aponta a importância de se redefinir e ampliar as concepções sobre as necessidades, pois esse conceito relaciona-se diretamente às atividades cotidianas mediadas pela linguagem, nos mais diferentes espaços de atuação. No escopo deste estudo, entendem-se práticas de letramento como as várias práticas sociais que constituem a produção e a leitura de materiais escritos e que fazem parte da dinâmica de diferentes domínios da atividade humana. Considerando-se as delimitações desta pesquisa, a esfera social em que se insere a investigação é o curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas; para efeito de análise, nessa esfera, consideram-se todas as instâncias de atuação propostas ou requeridas para formação - dos discentes, mediadas pela escrita ou leitura em inglês, na disciplina Linguagem de Programação. A fim de se determinar as referidas práticas, será considerada a matriz curricular do curso alvo e o material didático mediado pela modalidade escrita da língua impresso e digital disponibilizado para os alunos.Entende-se, assim, que esta pesquisa, ao buscar formalizar o conhecimento sobre o uso que os discentes de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Amazonas fazem da Língua Inglesa, durante a formação acadêmica, configura-se como possibilidade de nortear de modo mais eficiente as práticas subjacentes ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina Inglês Instrumental.
Palavras-chave: Práticas de letramento
Inglês
Informática
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3308
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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