Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3425
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Arte e Promoção da Resiliência: uma revisão sistemática de intervenções junto a adolescentes em situação de vunerabilidade
Autor(a): Isadora Gomes Ferreira da Silva
Orientador(a): Claudia Regina Brandao Sampaio Fernandes da Costa
Resumo: O presente projeto tem por objetivo realizar um levantamento das práticas interventivas que adotam recursos artísticos como transformador do quadro de vulnerabilidade de adolescentes, no âmbito das publicações nacionais nos últimos cinco anos. A vulnerabilidade que envolve o cotidiano de adolescentes no nosso país tem desafiado à implementação de modelos interventivos que superem os limites das práticas tradicionais. A arte tem sido um recurso bastante utilizado em diversos contextos, ainda que muitas vezes não seja explicitado seu propósito e nem sejam dimensionados os seus alcances. Grande parte das ações realizadas no atendimento são assistemáticas e carecem de avaliação e investigação científica. A temática da Resiliência também tem sido amplamente explorada como possibilidade de promover novos rumos a sujeitos que se encontram marcados por adversidades. Algumas experiências consideradas inovadoras integram práticas artísticas como modo de promoção de resiliência. Visando conhecer como tais práticas são concebidas e executadas, bem como analisar se os resultados relatados sobre as mesmas apontam para promoção da resiliência, propôs-se este estudo de revisão sistemática, tendo como método a revisão bibliográfica e análise documental.
Palavras-chave: Artes, Resiliência, Adolescentes vulneráveis
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3425
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.