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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3442
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
Autor(a): | Marcella Layany Santos de Souza |
Orientador(a): | Maria de Jesus Campos de Souza Belém |
Resumo: | O intento deste estudo que ora solicitamos renovação, refere-se a continuidade do processo de análise da pesquisa aprovada para o ano de dois mil e onze, referente ao projeto de extensão intitulado por Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital este que foi implantado a cinco anos em centros comunitários de dois Bairros da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Aproveita-se para realçar que, tendo em vista todos os dados, informações e conhecimentos obtidos por meio da investigação de iniciação científica em andamento, ressaltamos a precisão de aprofundamento dos estudos sobre tal projeto considerado. O objetivo principal da proposta de renovação vem caracterizar e contextualizar o infocentro como ciberespaço de aprendizagem virtual, evidenciando os níveis de socialização da identidade cultural dos jovens-adolescentes bem como situar a relação evidente entre a formação para o exercício da cidadania para com as oficinas trabalhadas no caderno pedagógico do módulo vermelho do curso pesquisado. As principais técnicas aplicadas no percurso metodológico serão: observação direta (anotações escritas das observações realizadas nos infocentros), análise de conteúdo e das reações comportamentais no momento da realização das atividades pedagógicas aplicadas pelos orientadores da aprendizagem nos infocentros e análise dos níveis de socialização predominante na formação cultural do adolescente que frequenta o infocentro, comparando a base conceitual formulada por Geertz o homem é um ser suspenso por teias culturais de significações. Neste sentido, verifica-se que este estudo possui ampla relevância, pois possuímos a expectativa de poder contribuir para o cenário da pesquisa científica, uma vez que trazemos à discussão questões de atitude social, de educação inclusiva, desenvolvimento da inteligência coletiva, bem como o respeito ao pluralismo e à identidade cultural de cada sujeito. |
Palavras-chave: | Socialização Identidade Cultural Cidadania |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3442 |
Data do documento: | 31-jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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