Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3459
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E DOENÇA PERIODONTAL DOS DROGADICTOS EM RECUPERAÇÃO NA FAZENDA ESPERANÇA MANAUS/AM
metadata.dc.creator: Naime Said e Said
metadata.dc.contributor.advisor1: Adriana Corrêa de Queiroz Pimentel
Resumo: O uso de substâncias psicotrópicas e seus efeitos tem sido foco de estudos, considerando a crescente preocupação com os hábitos de consumo de drogas lícitas ou ilícitas e seus impactos sociais, econômicos e, sobretudo, nas implicações na saúde da população. A presente pesquisa tem como objetivo estimar a prevalência das principais doenças bucais (cárie e doença periodontal) entre os drogadictos em recuperação na Fazenda da Esperança Manaus. A população de estudo será composta de 100 indivíduos do sexo masculino que sejam internos com idade superior a 18 anos. Os internos que concordarem em participar do estudo responderão a um formulário e serão submetidos aos exames clínicos. Os exames para avaliação de cárie dentária e doença periodontal serão feitos utilizando-se espelho bucal plano e a sonda para exame epidemiológico bucal (sonda OMS), sob luz natural, com o examinador e a pessoa examinada sentados. O examinador será submetido à calibração prévia (coeficiente kappa de no mínimo 0,8). Os índices serão utilizados segundo os códigos e critérios recomendados pelo Ministério da Saúde, aplicados na última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB 2010). Serão avaliados três aspectos em cada espaço dentário: as condições da coroa e da raiz e a necessidade de tratamento. A condição periodontal será avaliada com a utilização de dois índices: o Índice Periodontal Comunitário (CPI) e o Índice de Perda de Inserção Periodontal (PIP). A análise a ser aplicada será descritiva, com o cálculo de frequência para as variáveis qualitativas e média e desvio-padrão para as variáveis quantitativas. Na comparação das variáveis categóricas será utilizada a estatística de teste do qui-quadrado de Pearson e na comparação das médias o teste t de Student ou Análise de Variância (ANOVA), caso seja comprovada a hipótese de normalidade dos dados ao nível de 5% de significância.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: doença periodontal
cárie dentária
drogadictos
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Odontologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3459
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.