Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3551
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Fungos endofíticos de caapeba cheirosa (Piper marginatum Jacq.) antagonistas a Colletotrichum guaranicola, patógeno de guaranazeiro (Paullinia cupana Kunth ex H.B.K. var. sorbilis (Mart.) Ducke)
Autor(a): Natalia Sarmanho Monteiro Lima
Orientador(a): Pedro de Queiroz Costa Neto
Resumo: Microrganismos endofíticos são aqueles que vivem parte ou todo o seu ciclo biológico dentro de um hospedeiro. Eles habitam um nicho ecológico onde por vezes podem competir com os fitopatógenos. Estes são os que causam doenças em plantas. Os fitopatógenos são responsáveis por grandes perdas de importância econômica em todo o mundo. O uso de insumos químicos no controle dos fitopatógenos têm causado impactos negativos nos mais diferentes locais dos ecossistemas, quer sejam na contaminação de águas e solo, efeito negativo em microrganismos benéficos e danos à saúde humana. Na contra mão, o controle biológico surge como alternativa para substituir o uso de agroquímicos. Uma alternativa para o controle de fitopatógenos é o uso de microrganismos antagonistas. Em nosso Estado, o cultivo de guaranazeiro tem sofrido fortes ataques do fitopatógeno Colletotrichum guaranicola, fungo responsável pela antracnose, doença limitante para a expansão dessa cultura. Nesse trabalho será investigado o potencial antagonístico de fungos endofíticos isolados de folhas de pimenteira longa (Piper hispidinervum L.) frente a esse fitopatógeno.
Palavras-chave: Controle biológico
Antibiose
Trichoderma sp.
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3551
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Sarmanho Monteiro Lima.pdf717,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.