Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3575
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Variabilidade espacial da emissão de CO2, temperatura, umidade e atributos do solo em uma área de Terra Preta Arqueológica sob cultivo de cacau na região de Apuí, AM
Autor(a): Uilson Franciscon
Orientador(a): Milton César Costa Campos
Resumo: O comportamento espacial da respiração do solo e sua relação com a temperatura, umidade e atributos do solo é de suma importância para o entendimento do papel do solo como fonte ou sumidouro de CO2. Por outro lado, as Terras Pretas Arqueológicas (TPAs) são áreas com elevados teores carbono orgânico, assim é fundamental entender o destino desse carbono e suas relações com alguns atributos físicos do solo. O objetivo deste trabalho e avaliar a variabilidade espacial da emissão de CO2, temperatura, umidade e atributos do solo em uma área de Terra Preta Arqueológica sob cultivo de cacau na região de Apuí, AM. Será realizado uma malha de 42 x 100 m com espaçamento regular de 6 x 10 m, em um total de 88 pontos, após serão realizadas analises da concentração de CO2, temperatura e umidade do solo, utilizando uma câmara de solo LI-COR 8100. Serão realizadas as análises físicas dos atributos: macroporosidade, microporosidade, porosidade total e densidade do solo. Após essas etapas os dados serão analisados usando técnicas de estatística descritiva e geoestatistica.
Palavras-chave: Emissão de CO2
Variabilidade espacial
TPAs
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3575
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
R_F_A-25-2013.pdf601,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.