Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3628
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise microbiológica do líquido ruminal de bovinos criados no município de Parintins, AM: identificação, dinâmica e eficiência enzimática da microbiota
Autor(a): Edson Ferreira de Figueiredo Neto
Orientador(a): Angela Maria da Silva Lehmkuhl
Resumo: Os animais ruminantes possuem umacomplexa população microbiana que tem a capacidade de reverter alimentos combaixo teor de proteínas em proteína microbiana capaz de suprir as necessidades dos animais. Neste contexto, é importante relacionar o processo de digestão do rúmen com o tipo de alimento que o animal está recebendo e as condições ambientais a qual ele é submetido. O estudo dessa comunidade ainda é incipiente no Brasil e precisa de mais pesquisas para entender a dinâmica dos microrganismos do rúmen e obter um aproveitamento efetivo destes no processo nutricional do animal. O município de Parintins, AM, possui clima quente e úmido com períodos de cheia e seca, de modo que os animais são transportados para lugares diferentes e submetidos a pastagens diferentes de acordo com o nível das águas. Para tanto, o trabalho tem como objetivo caracterizar a população microbiana do rúmen de bovinos confinados com dieta a base de forragem e suplementos alternativos disponíveis aos produtores de Parintins. Para tanto, o líquido ruminal será coletado com auxílio de uma sonda oro-ruminal de 50 animais durante o período de agosto de 2013 à fevereiro de 2014. Essas amostras serão cultivadas para análise microbiológica e visualização das formas fúngicas,bacterianas em meio de cultivo específico e da população de protozoários.Será realizada a extração de DNA bacteriano para identificação molecular das espécies presentes. O crescimento dos fungos em meio enriquecido serão analisados, bem como os grupos da população de protozoários. Os dados serão submetidos a análise estatística descritiva básica, testes de significância, análise multivariada e de agrupamento para descrever, caracterizar e diferenciar a microbiota nos diferentes animais e em coletas distintas, utilizando os programas MINITAB 14, PAST e EXCEL.
Palavras-chave: Bactérias
Fungos
Protozoáros
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3628
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBICA0090EDSON_2.pdf656,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.