Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3672
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perfil hematológico de juvenis de Aequidens pallidus Heckel, 1840 (Cichlidae) submetidos a diferentes níveis de intensidade luminosa
Autor(a): Carolina Gomes Sarmento
Orientador(a): Thaís Billalba Carvalho
Resumo: Alterações ambientais de curta ou longa duração causam modificações comportamentais e fisiológicas com as quais os animais tem de conviver. A luminosidade, por exemplo, é uma condição ambiental essencial para a sobrevivência dos peixes, pois regula muitas atividades e padrões fisiológicos desses animais. Assim, o objetivo deste projeto será testar efeito da intensidade luminosa sobre o perfil hematológico no ciclídeo ornamental amazônico, Laetacara fulvipinnis. Para isso, os espécimes serão mantidos sob condição de isolamento por sete dias e submetidos a dois níveis de intensidade luminosa- menor: 80,33 ± 18,21 lx e maior: 1377,06 ± 670,47 lx (n=6 / cada). Após o período de isolamento, os animais serão anestesiados por imersão em eugenol (64 µL/L) para a realização das medidas biométricas e coleta de sangue. Será analisado o perfil hematológico por meio da análise do hematócrito, leucócrito, concentração de hemoglobina, número de eritrócitos e índices hematimétricos. Alem disso, será comparado o crescimento dos animais (taxa de crescimento específico-TCE) entre os tratamentos experimentais. Os índices hematológicos e a TCE entre os diferentes níveis de intensidade luminosa serão comparados por teste t independente (teste paramétrico) ou por Mann-Whitney (teste não paramétrico). Com essas análises será possível avaliar se a intensidade luminosa atua como um agente estressor em juvenis de L.fulvipinnis. Os resultados poderão ser utilizados tanto em termos de conservação do ambiente aquático, como em condições de criação, onde o controle adequado da luminosidade é necessário. Além disso, o desenvolvimento deste trabalho poderá auxiliar no aprimoramento da cadeia produtiva de peixes ornamentais, contribuindo para a adequação de técnicas de manejo ao bem estar dos animais.
Palavras-chave: Fatores ambientais
Estresse
Ciclídeo
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3672
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-B-0020-2013-_relatório_final.pdf803,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.