Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3713
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perfil hematológico e condição corporal de jiboias (Boa c. constrictor) resgatadas em áreas urbanas de Manaus e parasitadas com carrapatos
Autor(a): Karolline de Assis Pereira
Orientador(a): Jaydione Luiz Marcon
Resumo: A urbanização e exploração dos recursos naturais de maneira mal planejada vêm causando sérios impactos ambientais. Considerando que as informações existentes sobre as propriedades do sangue e hematologia são escassas e se restringem a jiboias mantidas em cativeiro ou resgatadas em áreas a serem impactadas, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o hemograma, o fator de condição corporal e o grau de infestação de carrapatos como indicativos do estado de saúde das populações de jibóias (Boa constrictor constrictor) de vida livre que habitam fragmentos florestais dentro do perímetro urbano de Manaus. Cerca de 25 exemplares resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMAS) da Prefeitura Municipal de Manaus serão considerados para análise dos parâmetros hematológicos. Serão analisados o hematócrito (Ht, %), a contagem dos eritrócitos circulantes (RBC, milhões/µL de sangue), a concentração de hemoglobina sanguínea (Hb, g/dL) e os índices hematimétricos: Volume Corpuscular Médio (VCM, fL), Hemoglobina Corpuscular Média (HCM, pg) e a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM, g/dL). Pretende-se estabelecer valores hematológicos de referencia para populações urbanas da espécie, avaliar o efeito do grau de infestação por carrapatos sobre os parâmetros hematológicos e avaliar o fator de condição corporal das jiboias resgatadas em Manaus e em resposta ao grau de infestação por carrapatos.
Palavras-chave: Hematologia
Jiboias
Urbanização
Parasitas
Carrapatos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3713
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R_F_B-86-2013_REVISADO.pdf467,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.