Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3806
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Uso do geoprocessamento para o mapeamento de uso e ocupação do solo e cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Puruzinho em Humaitá-AM
Autor(a): Caio Henrique Patricio Pagani
Orientador(a): Fabrício Berton Zanchi
Resumo: O desmatamento na Amazônia tem avançado muito nos últimos anos, principalmente na região de Mato Grosso, Rondônia e Pará, região considerada como o arco do desmatamento . Essa região possui dificuldades de monitoramento devido ser uma região de difícil acesso. O sul do Amazonas possui paisagem heterogênica, com transição de campos e florestas, cuja importância biogeográfica para desenvolvimento de pesquisas, quantificação e identificação da biodiversidade, visam o entendimento para definição de politicas públicas e diretrizes voltadas para uso adequado do solo, a qual facilitará o entendimento através de carta - imagem e mapas temáticos. Assim, a utilização da ferramenta de geotecnologia para delimitação da bacia do rio Puruzinho é um método indicado para classificar o uso e cobertura do solo, bem como outros atributos. Para tal finalidade, o emprego de softwares como ArcGIS 9.3 e AutoCAD MAP e base de dados públicos do IBGE, bem como a analise in loco permitem a realização do mapeamento e geração de Mapas Temáticos e Carta Imagem que é objetivo deste trabalho.
Palavras-chave: Geotecnologias
Campos e floresta
Bacia hidrográfica
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3806
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caio Henrique Patrício Pagani.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.