Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3875
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuições de vídeos didáticos
Autor(a): Nilton França Ortiz
Orientador(a): Sidilene Aquino de Farias
Resumo: O vídeo é um material rico de informações multilinguísticas de superposição de códigos e significações que mostram o concreto, o visual, o imediato. A atividade com vídeo pode exercer funções variadas no processo de ensino/aprendizagem, como: informativa, motivadora, expressiva, avaliativa, conceitual, documental, investigadora, lúdica e atitudinal. Contudo, faz-se necessária a utilização adequada deste recurso, evitando sua utilização como vídeo tapa-buraco, vídeo enrolação, vídeo deslumbramento e vídeo perfeição. Nesse sentido, esta proposta busca desenvolver situações didáticas com o uso de recursos audiovisuais como ferramentas inovadoras no processo educacional e cultural. E ainda, propõe-se a investigar como os vídeos didáticos podem promover a aprendizagem significativa em alunos da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada nesse insere-se no campo da pesquisa qualitativa. Assim, será elaborado e aplicado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio um questionário visando conhecer os conteúdos químicos que os alunos apresentam maior dificuldade. Os resultados obtidos irão orientar na escolha dos vídeos a serem utilizados para as situações didáticas. As situações didáticas serão realizadas por meio de minicurso e os dados serão recolhidos por meio de entrevista semiestruturada. Além disso, as aulas ministradas na realização das situações didáticas serão gravadas. Os resultados obtidos serão analisados a luz da metodologia de Análise Textual Discursiva.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Ensino médio
Vídeos didáticos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3875
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-E-0214-2013.pdf770,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.