Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3979
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise do humor e da cognição em portadores de hipotireoidismo em diferentes faixas de normalidade do TSH durante o tratamento
Autor(a): Isabelle Gonçalves do Rosário Dias
Orientador(a): Jean Jorge Silva de Souza
Resumo: O projeto em questão abordará sobre análise do humor e da cognição em portadores de hipotireoidismo em diferentes faixas de normalidade do TSH durante o tratamento. Os hormônios da tireóide têm ações importantes no cérebro humano adulto, e acredita-se que o hipotireoidismo está associado com queixas e sintomas neuropsiquiátricos. O hipotireoidismo afeta aspectos do funcionamento cognitivo e do humor. O hipotireoidismo mais severo mimetiza a depressão melancólica e a demência. Os sintomas neuropsiquiátricos tendem a melhorar com o tratamento e o reestabelecimento do eutireoidismo, apesar do padrão ser inconsistente, e da recuperação completa ser incerta. O grau em que o hipotireoidismo leve, ou o hipotireoidismo subclínico afetam o humor e as funções cognitivas, e se esses sintomas são responsivos ao tratamento, permanece um assunto de controvérsia. O projeto em apreço permitirá a identificação, se houver, de diferenças no humor e na cognição de pessoas com hipotireoidismo com níveis diferentes de TSH, o que poderá ajudar a definir qual o melhor critério de sucesso terapêutico para pessoas com esta doença. O objetivo é identificar se há diferenças cognitivas e, ou também, de humor entre pessoas com hipotireoidismo com diferentes faixas de TSH consideradas como normais durante o tratamento. Serão incluídos no estudo 60 (sessenta) pacientes consecutivos com diagnóstico de hipotireoidismo primário, atendidos no Ambulatório Araújo Lima do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas, que estejam em tratamento com levotiroxina, e cujo TSH esteja dentro da faixa de normalidade durante o uso da medicação. Os pacientes serão divididos em dois grupos, com 30 pacientes em cada: TSH entre 0,5 e 2,0 mUI/L em vigência da levotiroxina; TSH entre 3,0 e 4,5 mUI/L em vigência da levotiroxina. Serão aplicados aos pacientes, durante suas consultas de rotina, os seguintes questionários: Mini-exame do estado mental e Inventário de depressão de Beck. Será feita a comparação entre as escalas de humor e o mini exame do estado mental entre os dois grupos acima.
Palavras-chave: Hipotireoidismo
Função cognitiva
Humor
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3979
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.