Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4039
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estado nutricional e o consumo alimentar de mototaxistas cadastrados em associação de Coari-AM antes e após atividade de educação nutricional
Autor(a): Taína Coelho da Silva
Orientador(a): Regina Coeli da Silva Vieira
Resumo: Os mototaxis (transporte alternativo) são um tipo de transporte individual que dependendo do tamanho da cidade pode ser registrado ou não. Nas cidades de pequeno porte este serviço é essencial para o transporte da população. A profissão de mototaxista assim como muitas outras pode contribuir para o desenvolvimento de síndromes, especialmente quando o indivíduo não tem o hábito da prática de atividades físicas (MORAES, 2008). Dessa forma, torna-se necessária a avaliação dos hábitos alimentares destes profissionais. Objetivo Geral: Comparar o estado nutricional e o consumo alimentar de mototaxistas cadastrados em associação de Coari-AM antes e após atividade de educação nutricional. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional prospectivo e abordagem quantitativa com motototaxistas de ambos os sexos cadastrados em uma associação. Serão excluídos os menores de 18 anos, aqueles com experiência inferior a seis meses e/ou os que não estejam cadastrados em associação. Os voluntários responderão um questionário composto por questões relacionadas à situação socioeconômica e ao consumo alimentar. As avaliações do estado nutricional e do consumo alimentar ocorrerão em duas etapas, antes e após atividade de educação/ orientação nutricional. Para avaliação do estado nutricional serão obtidas medidas antropométricas de Peso em quilogramas (kg), Altura em metros (m) e Circunferências (cm). O hábito alimentar será analisado pelo consumo alimentar com aplicação de Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFCA), contendo alimentos regionais. As atividades educativas de orientação nutricional serão baseadas nas indicações de: Pirâmide Alimentar Adaptada proposta por Philippi et al. (1999), Alimentos regionais brasileiros (BRASIL, 2002) e o Guia alimentar para a população brasileira (BRASIL, 2006), os dois últimos desenvolvidos pela Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Análise estatística: diferenças serão consideradas significantes quando a probabilidade de erro for inferior a 5% (p<0,05).
Palavras-chave: Trabalhador
Hábito alimentar
Educação nutricional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4039
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.