Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4085
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade de Zingiber zerumbet (L.) Smith sobre a pressão arterial, função renal e remodelamento vascular em ratos hipertensos renais 2R-1C
Autor(a): Luã Portela Carvalho
Orientador(a): José Wilson do Nascimento Corrêa
Resumo: A hipertensão arterial pode ser definida como uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Ela representa um sério problema de saúde pública. Está frequentemente associada a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo, além de alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. A hipertensão arterial primária não tem cura, mas o tratamento previne as complicações. Medicamentos anti-hipertensivos são drogas amplamente utilizadas pela população. Ao longo dos anos, modalidades alternativas de tratamento para a hipertensão arterial vêm ganhando destaque. Nesse contexto, a utilização dos fitoterápicos tem se mostrado uma área promissora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância do estudo das matérias primas vegetais, sugerindo ser uma alternativa viável e importante às populações dos países em desenvolvimento. Diante do alto índice de hipertensão na população brasileira e seus efeitos deletérios na saúde e nos gastos públicos e, levando em consideração que o país detém a maior biodiversidade mundial, onde se destaca a região Amazônica, pretendemos estudar os efeitos cardiovasculares induzidos pelo tratamento de ratos normotensos e hipertensos renais com o extrato das folhas de Zingiber Officinale (Zingiberaceae), popularmente conhecida como gengibre ou mangarataia, presente em nossa região. Várias evidências a partir de estudos em ratos sugerem que o gengibre pode exercer efeitos diretos e indiretos sobre a pressão arterial e frequência cardíaca. Entretanto, a descrição desse efeito em preparações isoladas e os mecanismos pelos quais esses processos ocorrem ainda não estão bem definidos. Sendo assim, pretendemos avaliar os possíveis efeitos do extrato de Zingiber Officinale na pressão arterial e reatividade aórtica de ratos normotensos (2R) e hipertensos renais (2R-1C).
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Reatividade vascular
Z. Officinale
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4085
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luã Portela Carvalho.pdf426,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.