Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4096
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Infecções das vias aéreas superiores em crianças institucionalizadas: conhecimento dos profissionais de uma creche filantrópica em Manaus-AM
Autor(a): Larissa Lustosa da Costa Lustosa
Orientador(a): Arinete Veras Fontes Esteves
Resumo: As infecções respiratórias agudas (IRAs) são doenças que acometem qualquer parte do aparelho respiratório. As infecções das vias aéreas superiores (IVAs) são as causas mais comuns de doenças nas crianças e variam de sintomas corriqueiros a uma doença grave e fatal, provenientes de processos infecciosos. No estado do Amazonas, as infecções respiratórias compõem o principal motivo de internações hospitalares na rede pública, em janeiro de 2013, das 699 internações por crianças de um a quatro anos, 255 se deram por doenças do aparelho respiratório e somente 101 doenças do aparelho digestivo (BRASIL, 2013), e a frequência de crianças de zero a seis anos em creches tem sido um importante fator de risco para esta morbidade devido à maior exposição das crianças aos agentes infecciosos pelo confinamento e aglomeração. Este trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento dos educadores da creche quanto aos principais fatores de risco presentes na creche para problemas respiratórios em crianças, bem como sinais e sintomas para essa afecção.Será utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, o qual os participantes irão respondê-lo sem a presença do pesquisador. Após coleta dos dados, as respostas das entrevistas serão transcrita integralmente e após exaustivas leituras, as falas serão agrupadas em categorias que se aproximam. A obtenção final dos dados deste projeto servirá de fundamento teórico para elaborar e realizar palestras educativas de saúde sobre prevenção e cuidados nas infecções das vias aéreas superiores na infância aos cuidadores desta instituição.
Palavras-chave: Cuidado da criança
Infecções respiratórias agudas
Educador
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4096
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.