Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4114
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa: contribuições para a inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral
Autor(a): Samuel Vinente da Silva Junior
Orientador(a): Maria Almerinda de Souza Matos
Resumo: Este projeto será desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial NEPPD. Objetiva conhecer como vem sendo utilizados os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral na rede municipal de ensino da cidade de Manaus. O referencial teórico adotado será pautado nas publicações de Bobath (1988), Brandão (1992), Silva, Matinez e Santos (2012) sobre Paralisia Cerebral e o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas salas de recursos multifuncionais. Traz uma abordagem qualitativa (FAZENDA, 2008; MINAYO, 2011) por entender-se que é no contexto histórico-cultural dos sujeitos envolvidos na pesquisa que se obtém dados importantes sobre determinada realidade. Será realizado um levantamento bibliográfico e documental para obtenção de dados relevantes sobre a inclusão destes escolares e normatização do uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Atendimento Educacional Especializado. A população que participará deste estudo baseia-se em crianças com Paralisia Cerebral (4 a 12 anos) atendidas na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e docentes que atuam junto a estes escolares nas salas de recursos de multifuncionais. Os professores responderão um questionário semi-estruturado, depois de concordarem em participar da pesquisa e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme determinações da Resolução CNS 196/1996. Será utilizado o registro fotográfico, e realizada a observação direta por meio de um roteiro de observação e do caderno de campo. A pesquisa não apresenta riscos imediatos e danos aos sujeitos envolvidos, tem como benefício a construção de um referencial teórico significativo na região Amazônica sobre o uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, tendo em vista a implementação das políticas de inclusão no cenário educacional. Espera-se que este estudo contribua com a produção cientifica na área, trazendo posteriormente possibilidades de intervenção na construção de recursos com vistas à inclusão das crianças com Paralisia Cerebral na cidade de Manaus.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Paralisia Cerebral
Tecnologia Assistiva
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4114
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
R_F_PIB_SA_016-2013_Samuel_Corrigido.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.