Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4129
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Necessidades de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: análise psicológicapara desenvolvimento de jogo com tecnologia Kinect
Autor(a): Rebecca Nunes de Assis
Orientador(a): Ermelinda do Nascimento Salem José
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste em níveis inadequados de atenção, impulsividade ou hiperatividade para o estágio de desenvolvimento, o que produz prejuízos funcionais na vida cotidiana do indivíduo (Pliszka, 2004). Observa-se que grande parte da dificuldade encontrada no diagnóstico do TDAH está centrada no caráter dimensional dos sintomas apresentados, sendo fundamental a utilização de critérios diferenciais para se indicar ou não a presença do transtorno para que, assim, possa ser fornecida ao eixo familiar da pessoa a devida orientação e indicação terapêutica (Stefanatos& Baron, 2007). Recursos tecnológicos têm sido utilizados como terapêutica auxiliar no tratamento de algumas patologias, ressaltando-se os dispositivos de detecção de movimento, que visam permitir uma maior imersão dos usuários no mundo dos jogos (Sá, 2011). Dispositivos do tipo Kinect utilizam um conjunto de câmeras e sistemas de projeção associados às principais articulações do corpo, para reproduzir uma representação do corpo humano e eliminar a necessidade de um joystick, utilizando de interfaces naturais ao usuário e explorando habilidades inerentes do indivíduo, fazendo assim com que o jogo se adapte às necessidades e habilidades do indivíduo (Buxton, 2010). Desta forma, objetivamos analisar as necessidades de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, para cujo atendimento pode contribuir o desenvolvimento de um jogo com tecnologia Kinect, conhecer as dificuldades decorrentes do TDAH e identificar e propor comportamentos e contextos que, ao serem estimulados através de um jogo com tecnologia Kinect, funcionem como terapêutica auxiliar no tratamento do TDAH. A pesquisa será do tipo qualitativa, na qual pretende-se realizar uma análise documental utilizando-se de levantamento bibliográfico, buscando-se relacionar informações referentes ao TDAH com as necessidades e dificuldades apresentadas por pessoas com tal diagnóstico. Ressalta-se que, além da pesquisa técnico-científico, realizar-se-á um levantamento em sites da internet, notícias, bem como entrevistas previamente publicadas de grupos da sociedade civil, pesquisadores e profissionais que atendam pessoas com TDAH, buscando apreender características e comportamentos inerentes a este transtorno, necessidades e estímulos sociomotores que considerem relevantes para atendê-las. Realizar-se-á reuniões com a equipe técnica da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Iniciação Tecnológica (FUCAPI), explanando-se as informações obtidas durante a pesquisa, intencionando que, com isto, sejam definidas, em conjunto, as principais características e contextos necessários ao desenvolvimento do jogo, de modo que este possa atuar como ferramenta de auxilio no tratamento da patologia supracitada e posteriormente, o acompanhamento do desenvolvimento e da testagem do jogo, visando a orientação nas possíveis modificações necessárias ao seu pleno funcionamento.
Resumo em outro idioma: Attention Deficit Hyperativity Disorder is formed by an inappropriate level of attention, impulsivity or hyperactivity, producing functional impairment in daily life of a person. Those symptoms appear approximately at seven years old, evidenciated by the start of school activities. Recognizing the importance of playful actions in the juvenile care, we aimed to analyze what people with ADHD needs, whose may contribute to the development of a game with Kinect technology. For this, we sought to understand the difficulties resulting from this disorder, identify and propose some behaviors and contexts that, when stimulated through a game with Kinect technology, operating as adjunctive therapy in attendance. We conducted literature survey on the topic, including interviews and articles published on the Internet, focusing, including evidence of the potential to be worked. It was observed that the Kinect, efficient in capturing global body movements, technology is able to stimulate the space-time concept and attention, in addition to providing a self-reflection and learning new behaviors from the plot of the game. A clientele seeking 08-11 year old with a diagnosis of ADHD, as indicated prior proposal to use a regional setting, in order to acclimatise the players in context of familiarity and curiosity.
Palavras-chave: TDAH
Dispositivos Kinect
Potencialidades e Necessidades
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4129
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebecca Nunes de Assis.pdf470,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.